Série: Discos tão bons que parecem uma coletânea. "Metallica" - Black Album (1991)


 

Dizer que o quinto disco da banda Metallica é um clássico é chover no molhado, todo mundo sabe disso. Mas se você ouvir com bastante atenção, você percebe que não se trata de um clássico comum, ele é mais do que isso...é um disco tão bom, mas tão bom, que parece uma coletânea, exatamente isso. Do início ao fim ele é foda e tem grandes hits marcantes que não saem da sua cabeça. Então essa é a nova série do Blog, Discos que são tão bons que parecem uma coletânea. Espero que gostem!


Os anos 90 foram controversos para a banda Metallica, muitos amam e outros odeiam, mas o que ninguém pode contestar é que eles conseguiram alcançar o sucesso que almejavam e se tornaram a maior banda de Metal da história, maior até do que o próprio Iron Maiden, tudo isso graças a esse disco que aqui vos escrevo que é extraordinariamente uma máquina de Hits composta por James Hetfield e CIA.


O Disco começa com a pedrada, Enter Sandman, uma música bem pesada e com uma letra bem afiada de Hetfield, com certeza até hoje é uma das músicas mais tocadas pela banda nos shows e todo mundo gosta, as vezes até pessoas que não são fãs da banda conhecem ela.


Se você achou que ia conseguir respirar depois da primeira música, Sad But True vem para mostrar que você estava errado, mais uma pedrada com grandes riffs de guitarra e muito peso, a letra dessa música é minha favorita da banda, muito profunda e niilista.


Holier Than Thou remete ao som que a banda fazia nos anos 80, tem uma progressão e ritmo mais rápidos e parece um Thrash Metal dos primeiros discos. Muito boa!


The Unforgiven é a primeira balada do álbum e também é a música mais famosa do Metallica até hoje, todo mundo conhece ela, até quem não ouve Metallica. Tem uma letra muito profunda e psicológica, me agrada bastante e o solo de guitarra do Kirk Hammett é muito bonito também.


Wherever I May Roam é mais uma música pesada e com um Riff de guitarra de dar inveja em qualquer banda de Rock, todos os guitarristas do mundo com certeza gostariam de ter escrito essa música, o vocal do James Hetfield é bem agressivo e com muito drive o que da mais peso ao som ainda. É uma das minhas faixas favoritas do disco.


Don' Tread On Me tem uma ótima intro, mais riffs pesados, a bateria e percussão de Lars Ulrich está perfeita nesse som, realmente da pra ver que nessa época ele era um grande músico, estava em seu auge.


Through the Never é mais uma música pesada que remete ao Thrash Metal que a banda fazia nos anos 80, vai agradar quem gostava desse som mais rápido que eles tocavam. O vocal de James nessa faixa é excelente e muito perspicaz.


Nothing Else Matters é a segunda balada do álbum, uma das músicas mais lindas que o Metallica já escreveu, na minha opinião. E assim como em The Unforgiven ela tem mais um solo de guitarra brilhante de Kirk Hammett, com certeza essa música está marcada na história do Rock. Ela é perfeita do início ao fim, mostrando que até uma banda de Metal pode lançar uma faixa mais acústica e que vai funcionar. O Metallica já mostrava seu talento para fazer baladas desde Fade To Black do segundo álbum.


Of Wolf and Man é mais uma pedrada com riffs de guitarra animais e James Hetfield vociferando no microfone, esse som aqui é pra ouvir bem alto e bater a cabeça.


The God That Failed tem uma das melhores letras da banda, o foco aqui é exatamente na sua parte lírica mas a faixa também apresenta um excelente instrumental.


My Friend of Misery é mais uma música com o foco nas letras, uma faixa muito interessante mesmo e eu gosto bastante, é uma das minhas favoritas do disco.


The Struggle Within fecha o álbum com bastante peso, ela é uma faixa inspirada num estilo meio Punk. O Metallica, mais especialmente James Hetfield gosta bastante dessas bandas como Misfits então esse som remete a essa coisa mais crua e sem muita técnica. É a faixa mais diferente do álbum e me agradou bastante.





Então esse foi um faixa a faixa do disco Black Album ou se você preferir, "Metallica" é um disco pra se ouvir sempre porque ele simplesmente é uma obra prima, a banda estava em seu auge de criatividade e entrosamento. É impressionante mesmo como todas as faixas soam como uma coletânea de grandes Hits, não é toda banda que consegue lançar um disco assim então realmente é uma coisa muito especial. Espero que vocês tenham gostado do post e até o próximo episódio dessa série.

Comentários

Postagens mais visitadas