AC/DC - Discografia Comentada (Parte 1)


 

O AC/DC é uma banda de classic rock que está na ativa desde 1974, eles possuem uma longa trajetória e muitos discos lançados, as mentes por trás de tudo isso são os irmãos Angus e Malcom Young, eles são os fundadores da banda e desde então muita coisa aconteceu, várias mudanças nas formação, a morte de Bon Scott e recentemente a perda de audição de Brian Johnson, que foi substituído na turnê Rock or Bust por Axl Rose. Mas a banda segue até hoje na ativa firme forte e ainda lança discos como os recentes Rock or Bust ou Power Up, nesse post e nas seguintes partes vou comentar toda a discografia do AC/DC, até mesmo a versão australiana do High Voltage lançado em 1974 e o também disco TNT de 1975, até o High Voltage versão internacional. Enfim, o AC/DC pra mim é a maior banda de todos os tempos e merecia um post como esse, com certeza vale a pena comentar toda sua discografia.





A versão australiana do High Voltage tem faixas que não estão inclusas na versão de outros países como estados unidos ou Europa, algumas faixas de destaque são Baby Please Don't Go (Cover do Big Joe Williams) She's Got Balls mantém o alto nível da obra, Little Lover, Soul Stripper e You Ain't Got A Hold On Me também são faixas muito marcantes, algumas músicas desse álbum futuramente estariam presentes no Ep que a banda lançou nos anos 80, intitulado de '74 Jailbreak. É um excelente disco de estreia que mostra muito bem a energia que a banda tinha em seus shows que faziam nas cidades locais da Austrália, as músicas capitam bem a essência do seu som, prefiro essa versão do que a Internacional.





O segundo álbum que também só foi lançado na Austrália, T.N.T, saiu no mesmo ano de High Voltage, em 1975, é mais um disco clássico e muito bem feito da banda, Bon Scott brilha nos vocais e os irmãos Young também mandam muitíssimo bem nas guitarras, tudo aqui soa perfeito e no mais puro e cru Rock N' Roll. Algumas faixas de destaque são It's a Long Way to the Top (If You Wanna Rock n' Roll) que se tornou um dos grandes hinos da banda, com certeza é um grande Hit. Rock 'n' Roll Singer mantém o alto nível, The Jack tem uma pegada bem gostosa de Blues Rock, Live Wire é energética, a faixa título, T.N.T talvez seja o ponto alto, ela é muito marcante e também se tornou um dos grandes hinos da banda, até hoje muito requisitada, Rocker é bem pesada e rápida, a última faixa, High Voltage, era pra ter sido colocada no primeiro álbum, mas simplesmente tiraram então a inseriram nesse segundo disco. Pra mim T.N.T é facilmente um dos melhores discos do AC/DC, uma pena mesmo ele só ter sido lançado na Austrália, mas você encontra algumas músicas dele aleatoriamente inseridas em outros discos da banda que foram lançados para o mercado mundial.





A versão internacional do High Voltage, lançada em 1976 é uma mistura dos dois primeiros discos, eles pegaram as melhores faixas de ambos os trabalhos e inseriram elas nessa versão, o disco soa como um Greatest Hits, o que não necessariamente é algo ruim, prefiro a versão australiana do álbum mas essa é a mais conhecida pelo público no geral. Não tem muito o que comentar sobre esse álbum que eu já não tenha comentado antes nos dois primeiros álbuns, mas com certeza para os colecionadores de disco, vale a pena ter as duas versões do High Voltage.





Assim como os dois primeiros álbuns, Dirty Deeds Done Dirt Cheap também ganhou uma versão exclusiva para a Austrália, mas vou comentar sobre a versão internacional e mais conhecida pelo público, a diferença das duas versões também está na capa, a capa australiana tem uma arte diferente. Faixas de destaque desse álbum pra mim é a faixa título, Dirty Deeds Done Dirt Cheap é um Hard Rock energético que vai animar muito os ouvintes, Big Balls também é interessante, Rocker é uma faixa já conhecida da discografia australiana que agora inseriram nesse álbum. Problem Child eu também gosto muito, Ride On também se destaca, destaque para os ótimos vocais de Bon Scott e também o excelente trabalho de guitarra dos irmãos Young. É um disco que merece ser ouvido num volume bem alto e se prepare para o bom e velho Rock N' Roll e um forte Hard Rock Setentista.





Assim como nos discos anteriores, Let There Be Rock também ganhou uma versão internacional e outra australiana, mas vou comentar sobre a versão internacional. O disco abre com Go Down que empolga bastante, Dog Eat Dog também é muito boa, a faixa título Let There Be Rock é o grande destaque do álbum e pra mim é um dos grandes hits da banda, é uma música muito empolgante e energética. Bad Boy Boogie também não decepciona, Problem Child é um bom Hard Rock e faixa presente também no disco anterior, Overdose também é uma grande faixa, uma das melhores do álbum. Let There Be Rock com certeza é um grande disco, não é meu favorito do AC/DC mas com certeza está no Hall de grandes trabalhos da banda, essa fase dos anos 70 com o Bon Scott foi muito frutífera, vocês verão isso ainda na próxima parte da discografia comentada, até a próxima!






Comentários

Postagens mais visitadas